Home / Amazonas / Amaturá

Amaturá

Amaturá localiza-se no interior do estado há cerca de 907 quilômetros da capital Manaus, possui uma população de 11.242 habitantes. A área urbana do município de Amaturá divide-se em 3 principais bairros: Centro, Santa Etelvina e São Francisco. Há diversas comunidades rurais no município, entre comunidades ribeirinhas e povoados.

A cidade possui hotéis e restaurantes modestos, com práticos típicos da região do Alto Solimões.

Festa de Nossa Senhora do Carmo e São Cristóvão
A Festa realizada anualmente no mês de Julho. São celebradas missas diárias a partir do 06 a 16 de Julho (Nossa Senhora do Carmo) e de 17 a 25 de Julho (São Cristóvão). Padroeiros do município de Amaturá

Os festejos contam com a apresentação de grupos de dança, no ritmo de musicas de diversos estilos e comidas típicas. No ultimo dia será realizado uma procissão com presença de diversos barcos e canoas. Pessoas de todos os municípios vizinhos prestigiaram o evento. “Cristóvão” significa “aquele que carrega Cristo”. São Cristóvão, protetor dos viajantes e dos motoristas. Martirizado no século três, possivelmente viveu na Síria. São Cristóvão é, também o padroeiro dos taxistas!

As origens do Município de Amaturá se prendem às de São Paulo de Olivença. Foi fundada pelos jesuítas que catequizavam os índios da Bacia do Rio Solimões, em fins do Séc. XVII. Passadas as disputas entre espanhóis e portugueses para o domínio da região com a vitória destes últimos, a antiga Missão de São Paulo Apóstolo, depois Aldeia de São Paulo dos Cambebas, vem a ser sede de Município, desmembrado de Tefé e com a denominação de São Paulo de Olivença. O território deste experimenta vários desmembramentos dando origem aos municípios autônomos de Benjamin Constant e Santo Antônio do Içá. Em 1968 é enquadrado como área de segurança nacional. Em 30.03.1982, o Município de Amaturá conquista a sua autonomia administrativa e política.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Balneário Acuruy
O Balneário do Igarapé Acuruy, situado em frente da cidade. É um ótimo local para levar a família e se divertir nas águas do igarapé, principalmente nos fins de semana, aproveitando o clima quente do norte do Brasil.

Colégio São Cristóvão
O Colégio São Cristóvão, antigo Cólegio Seminarista, hoje considerado como monumento histórico, situado na Principal Praça do mesmo nome, situado em frente à cidade, um ótimo local para firar fotos para recordação com a família.

Encontro da Águas
O Encontro das Águas, vistos próximo da Praça São Cristóvão, o encontro do Igarapé Acuruy e o Rio Solimões, também chamado de Rio Amazonas.

Igreja São Cristóvão e Praça São Cristóvão
A Igreja São Cristóvão, é do Santo do Padroeiro do Município, situado na Principal Praça do mesmo nome, situado em frente do Município é um ótimo local para levar a família e se divertir principalmente nas festas do Santo, no mês de Julho.

Mirante
O Mirante

Por do Sol
O Por do Sol, visto nos finais de tarde, na Praça São Cristóvão. É um ótimo local para levar a família e passear no fim da tarde.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Não disponivel

De Ônibus:
Não disponivel

De Avião:
Não disponivel

De Navio:
Os meios de transportes de ligação do Município de Amaturá aos demais é somente por via fluvial, através dos barcos tipo navio/motor, lanchas a jato e demais veículos de transporte fluviais pequenos.

■ MAPA DA REGIÃO

Confira

Maricá

 Considerada um paraíso natural, com 46 quilômetros de praias e rodeada de lagoas, rios, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.