Home / Notícias / Às vésperas do bicentenário, Nova Friburgo ganha Polo Cervejeiro Artesanal

Às vésperas do bicentenário, Nova Friburgo ganha Polo Cervejeiro Artesanal

O novo atrativo turístico contempla doze municípios da região

A cidade de Nova Friburgo, que comemora 200 anos nesta quarta-feira, 16/05, tem mais um motivo para festejar. Através da Lei nº 7954 foi criado, hoje, o Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo que abrange, ainda, os municípios de Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e São Fidélis.

O novo Polo tem como finalidade consolidar a região como produtora de cerveja artesanal; congregar e organizar a defesa dos interesses do segmento; promover a cultura cervejeira e apresentar medidas benéficas ao desenvolvimento do turismo e da indústria local. A região vem se consolidando como berço da nova geração de produtores das cervejas de alta qualidade, contando, hoje, com aproximadamente 25 marcas, sendo que dessas, 16 encontram-se operando regularmente.

Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, celebra mais uma conquista para o fomento da atividade turística do interior fluminense.

– Além da criação do Polo, a Lei estabelece, ainda, a Festa Anual da Cerveja Artesanal do Estado do Rio de Janeiro. Essa decisão será fundamental para que os 12 municípios da região possam criar um calendário de eventos, reunindo todos os produtores de cerveja. Além disso, haverá, com certeza, um grande desenvolvimento econômico e social, uma vez que as atividades industriais e turísticas se integrarão, contribuindo para a divulgação dessas localidades e incentivando a geração de empregos.

A festa Anual da Cerveja Artesanal deverá ser realizada, anualmente, no mês de maio, em Nova Friburgo. Entre os principais objetivos estão a promoção da cultura cervejeira regional e estadual. O Estado do Rio de Janeiro conta, desde 2014, com uma Rota Cervejeira que agrega as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Guapimirim e Cachoeiras do Macacu, com atrações que vão de “beer experiences” nas grandes cervejarias, visitas às microcervejarias e atrativos turísticos destas cidades, até degustações harmonizadas em restaurantes que oferecem boa comida e contato com a natureza. O Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo será mais um incentivador da Rota já consolidada.

Confira

Aeroportos registram dois milhões de passageiros a mais em 2018

Movimento de embarques e desembarques no 1º trimestre reflete a recuperação do setor aéreo e …