Home / Notícias / Passageiros avaliam a qualidade dos aeroportos no país

Passageiros avaliam a qualidade dos aeroportos no país

A pesquisa de avaliação por passageiros de aeroportos do Brasil é feita há cinco anos, pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes. Durante todo esse período, a maior parte dos aeroportos melhorou cerca de 14% na percepção dos usuários.

Mas no histórico,o destaque vai para o terminal de Curitiba, capital do Paraná. Seguido de Viracopos, em Campinas, São Paulo, e o do Recife, capital pernambucana.

Segundo o Ministério dos Transportes, a pesquisa é feita para auxiliar a administração dos aeroportos a estabelecer prioridades dos itens que devem ser melhorados em cada unidade.

Nos três primeiros meses deste ano, 20 aeroportos brasileiros foram considerados bons ou muito bons por 87% dos usuários. E pela primeira vez, o aeroporto de Curitiba tem um forte concorrente na avaliação: o de Campinas. Ambos tiveram as melhores avaliações, seguidos pelo de Confins, em Belo Horizonte.

Apesar dos terminais com as melhores notas nos cinco anos de pesquisa, o crescimento maior na qualidade foi notado no aeroporto de Manaus, que aumentou 34% da avaliação dos usuários. Em seguida, está Confins, e, em terceiro lugar e empatados, os de Campinas e de Brasília. As notas do aeroporto de Fortaleza caíram 5% nos últimos 5 anos.

Os preços dos produtos comerciais e dos alimentos nos aeroportos melhoraram na avaliação, mas continuam com média abaixo da meta do governo. Entre os itens que melhoraram na percepção estão a qualidade da internet sem fio e o conforto térmico e acústico.

O terminal que não estava muito bem nas avaliações anteriores era o de Salvador, mas agora teve 11% de melhora. Desde o ano passado, o terminal passou a ser administrado por uma empresa francesa, após leilão do governo federal.

Abaixo da meta estão os aeroportos de Florianópolis, em Santa Catarina, e de Vitória, no Espírito Santo. Ambos também passaram a ser administrados por empresas privadas, este ano.

Em relação às companhias aéreas, o melhor resultado do primeiro trimestre deste ano é da Azul, nos quesitos de tempo na fila para embarque, na fila do balcão de check-in e para restituição da bagagem.

Fonte: EBC Empresa Brasileira de Comunicação

Confira

Anac tem até quinta para se manifestar em ação sobre cobrança de tarifas de bagagem

A Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, tem até quinta-feira para se manifestar sobre a …