Home / Destinos pelo Brasil / Uma viagem pela “RJ-130”, estrada turística conhecida como “Terê-Fri”

Uma viagem pela “RJ-130”, estrada turística conhecida como “Terê-Fri”

Por Felipe Barros / BrasilMochileiro.com

Começamos nossa viagem pela estrada RJ-130, que liga as cidades serranas de Teresópolis à Nova Friburgo no estado do Rio de Janeiro. A estrada é bem sinuosa e perigosa, infelizmente muito mau sinalizada e com asfalto precário, por isso atenção redobrada.

O trajeto e carinhosamente chamada de “Terê-Fri” e passa por diversas áreas rurais de Teresópolis e Nova Friburgo. Durante seu percurso existem diversas cachoeiras, como a dos Frades e da Campanha, restaurantes, museus, hotéis e diversas atrações ao longo de seus 68 Km de belos cenários montanhosos, um dia é pouco para conhecer todos os atrativos da “Terê-Fri”.

A viagem começa em Teresópolis passando pelos bairros de Albuquerque, pequeno distrito urbano onde fica localizado o Parque de Exposições da cidade. Ao horizonte avista-se a imponente montanha chamada de Mulher de Pedra.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

2 – Cachoeira dos Frades

Nossa primeira atração é próximo ao KM 18 da RJ-130, uma estrada de terra batida do lado direito da rodovia é a entrada para a famosa Cachoeira dos Frades, seguindo pela estrada vicinal por 3 Km aparece o melhor ponto do Rio dos Frades e sua famosa cachoeira dos Frades. Ao longe encontra-se os Três Picos, formação rochosa com 2.366 metros de altitude e localizada no Parque Estadual dos Três Picos.

3 – Cachoeira da Campanha

Excelente local para praticas ao ar livre. Formada ainda pelos rio dos Frades, possui um grande lago bastante fundo e em seguida um toboágua em laje de pedra que deságua em varias piscinas naturais.

Foto: Felipe Barros / BrasilMochileiro.com


4 – Vale de Bonsucesso

O distrito de Bonsucesso e hoje o principal escoador de hortaliças para a cidade do Rio de Janeiro. Ao fundo encontra-se as Torres de Bonsucesso, é um conjunto formado por três torres de granito: a Torre Maior (2.000 m), a Torre Central (1.860 m) e o Ferro de Passar Roupa (1.630 m) e ficam localizadas no Parque Estadual dos Três Picos entre as cidades de Teresópolis e Friburgo.


5 – Almoço no restaurante Cremerie

O restaurante Cremerie, localizado no Km 16, local agradável para visitação com ótima área de lazer, possui trilha, parquinho, uma pequena capela e horta que abastece o restaurante. Especializado em truta e carne de cabrito.


6 – Casa Suíça

Foto: Divulgação

A Casa Suíça possui uma queijaria escola, inaugurada em 1987, que produz queijos a partir das consagradas técnicas dos mestres suíços. É uma das poucas no Brasil que fabrica leite de cabra em pó. Pode-se acompanhar o preparo, degustar e comprar os mais variados tipos de queijo. Construída pelo Instituto Fribourg, com a ajuda da comunidade suíça, a Casa Suíça abriga a Chocolateria – Escola Henri Nestlé e um restaurante.

7 – Jardim do Nego

Criada pelo artista cearense Geraldo Simplício, o Jardim do Nego na localidade Campo do Coelho, Distrito de Nova Friburgo, e um lugar místico com esculturas gigantes como baleias, pessoas e outras formas onde em meio a natureza apreciar seu trabalho.na localidade Campo do Coelho, Distrito de Nova Friburgo. São 17 esculturas feitas de barro durante mais de trinta anos que o artista reside no local.

About Brasil Mochileiro

Adoro a Deus nosso Senhor e apaixonado pela Natureza. Programador HTML e eterno viajante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *